.

Participe da Comunidade

Premium WordPress Themes

terça-feira, 17 de maio de 2011

Divulgue seu site assim como o Mcdonalds e a Nike divulgam seus produtos



A internet possibilita divulgar um site de diversas maneiras como é o caso da otimização para os mecanismos de busca, comentários em blogs, participação em redes sociais e etc.
Apesar de que estes sejam os métodos de divulgação mais comuns e utilizados pela maioria dos webmasters, você também pode divulgar a marca do seu site ou o seu nome (marketeiros experientes chamam isso de branding), que dependendo do caso, pode ser o melhor método de divulgação, já que isso pode fazer com que as pessoas se lembrem do seu site e recomendem para amigos, iniciando assim, uma nova categoria de divulgação. O boca-a-boca.
Esse tipo de divulgação é amplamente utilizada pelas grandes empresas, que na maioria das vezes não tentam vender nada, não oferecem um endereço, email ou telefone para contato em suas campanhas publicitárias.
O que estas empresas querem é que as pessoas se lembrem delas sempre que precisam/pensam em algo relacionado ao que elas podem oferecer. Exemplo disso seria quando nós pensamos em lanches e automaticamente pensamos em Mcdonalds ou quando pensamos em tênis (calçado) e automaticamente pensamos em Nike.
Infelizmente este tipo de divulgação não é uma coisa que se conquista de uma hora para outra, na verdade a divulgação da marca de uma empresa é feita de ações repetitivas que ao longo do tempo vão deixando marcas no subconsciente das pessoas,  que uma que a mensagem tenha sido absorvida pela pessoa, poderá durar a vida toda.

Mas como fazer isso com um site
Mesmo que seu site não represente uma empresa internacional e que você não tenha dinheiro como as empresas multinacionais para investir em comerciais de 30 segundos na TV, você ainda pode usufruir da divulgação da marca e conquistar cada vez mais visitantes desta forma.
Você poderá divulgar a sua marca, tanto em seu website quanto em outros locais que você participa, como é o caso dos fóruns de discussão, redes sociais como o Twitter e Orkut, comentários em outros sites e blogs, assinatura em emails, cartões de visitas e etc.
Repare que a divulgação da marca não é possível se o seu site não possui conteúdo atrativo para as pessoas, por isso é muito importante que antes de pensar em divulgar o seu site, você se preocupe em criar conteúdo de qualidade.

Divulgar a marca do site

Adquira um domínio fácil de lembrar
Para que as pessoas possam lembrar do seu site mais facilmente, é imprescindível que o domínio do site seja curto e descritivo. De preferência que tenha palavras derivadas do Português.
Sempre que possível, procure indicar aos visitantes o endereço do seu site completo dentro de textos ou imagens. Lembre-se também de criar uma assinatura com o endereço do seu site, para que ele seja enviado automaticamente sempre que você enviar um email.

Tenha um logotipo
A divulgação da marca se acentua quando temos um logotipo que representa nosso site, já que as pessoas tem mais facilidade de lembrar de elementos visuais. Por isso, crie um logotipo que se destaque no site e procure utilizá-lo no máximo de locais possíveis.

Divulgação paga
Um grande erro cometido pelas empresas que divulgam seu site/produto por meio de banners e outros elementos visuais é que eles não insistem em uma campanha porque não tiveram resultados imediatos.
Como citado anteriormente, não basta que uma pessoa veja um banner uma ou duas vezes para que ela se lembre dele. Na verdade pode ser necessário 5 ou 10 vezes, para que a pessoa prestar atenção no banner e que absorva a mensagem.
Por isso quando for investir em uma campanha de publicidade, procure manter a campanha por no mínimo 3 meses, criar banners que se destaquem, que contenha o seu logotipo e a URL do seu site.

Divulgar seu nome

Tenha uma cara
Se estiver interessado em divulgar a sua imagem, é imprescindível que as pessoas saibam quem você é, isso é possível incluindo sua fotografia no maior número de lugares possíveis, como no menu de navegação, em uma página de seu site (como a página “Sobre o Site“), em comentários, assinaturas de fóruns, redes sociais e etc.
Se estiver criando um blog ou costuma deixar comentários em blogs, crie uma conta no Gravatar que é o mais utilizado pelos blogueiros para exibir o avatar nos comentários.

Seja um expert
Para que as pessoas vejam a sua pessoa como um expert, é necessário que você seja um expert naquilo que escreve ou faz (óbvio).
E para isso é necessário que você estude muito sobre o tipo de conteúdo que você escreve. Minha recomendação é que procure se destacar, escrever coisas novas, com uma perspectiva diferente, baseado em suas experiências e etc.

E você, tem alguma dica para divulgação da marca? Você utiliza esta técnica d edivulgação? Deixe o seu comentário.

0 comentários:

Postar um comentário