Agregadores de blogs: vale a pena enviar seus posts para eles?
O que são agregadores?
Uma das formas mais utilizadas pelos usuários para divulgar os seus blogs é o envio de posts para agregadores de blogs, que são sites que disponibilizam uma série de links para os blogs de origem. Assim, um internauta pode visitar um agregador e ao ver um post que lhe interesse, clicar e ser redirecionado para o blog original. Esta é uma das formas de divlugação mais utilizadas por pessoas que estão iniciando seus sites, e ainda não possuem tráfego, ou verba para marketing. A maioria dos agregadores faz essa divulgação de forma gratuita. Alguns pedem apenas que se coloque um pequeno banner ou link em seu site como forma de retribuição pelas visitas enviadas.
Aqui esta uma lista dos mais famosas agregadores:
http://www.pastando.com.br
http://www.osmelhoreslinks.com.br
http://www.biglinks.com.br
http://www.linklog.com.br
http://www.osmelhoreslinks.com.br
http://www.linkirado.net
http://www.meuslinks.com
http://www.boober.com.br
http://www.colmeia.blog.br
http://www.ocioso.com.br
http://www.linkdopinguim.com.br
http://www.digg.com
http://www.dihitt.com.br
http://www.linkto.com.br
http://www.blogblogs.com.br
http://www.linkk.com.br
http://www.tudoagora.com.br
http://www.linkatudo.com.br
http://www.linkao.com.br
Vantagens
1. Visibilidade – seu site pode ser visto por até 8 mil pessoas em um só dia e algumas podem acabar gostando e voltando depois.
2. Renda – embora a maioria das visitas sejam de blogueiros como você (que não clicarão nos anúncios do AdSense), se você usa alguma campanha CPA ou CPM não muito conhecida, pode ter uma renda extra no dia em que o seu post for publicado em um agregador. Mas atenção! Afiliados que todo mundo usa em todos os sites tendem a não chamar atenção do seu visitante.
3. Parcerias – muitos parceiros acabam surgindo pois vêem potencial no seu site.
4. Anunciantes – muitas agências de publicidade circulam pelos agregadores atrás de novos sites para anunciar. Quem sabe o seu não acaba sendo escolhido?
Desvantagens
1. Problemas de excesso de tráfego – se seu plano de hospedagem for bem básico, a enxurrada de visitas vindas de um agregador pode fazer com que seu site saia do ar. Tenha certeza que seu plano suporta isso, pois alguns servidores dizem que tem planos de banda ilimitada, porém não aguentam nem 3 mil visitas em um dia sem cair. Caso seu post seja aprovado em um agregador famoso, pode haver facilmente 8 mil visitas em 1 só dia.
2. Hype - muitos agregadores preferem o tema da moda e publicar matérias banais como acontecimentos bizarros, apelativos, fofocas polêmicas e correlatos. É muito mais fácil ter um link sobre a mulher melancia na praia de fio dental aprovado, do que um artigo interessante e original, escrito por você mesmo sobre otimização de sites.
3. Aumento da taxa de rejeição – as visitas vindas de agregadores costumam ser de péssima qualidade, pois os visitantes costumam ficar pouco segundos e não navegam em quase nenhuma página além da de entrada. Se você quer vender para anunciantes uma baixa taxa de rejeição e alto pageview como características de seu blog, fuja dos agregadores.
4. Corporativismo (panelinhas) – os posts de alguns blogs milagrosamente são sempre aprovados, enquanto outros não tem o post por vários agregadores. Isso realmente acontece e cabe a você descobrir em quais agregadores você tem conseguido aprovação e investir nesses.
Conclusão
Via de regra, para quem está começando, o que vier é lucro. Com o tempo você perceberá que não vale a pena enviar posts para certos agregadores que nunca o aprovam. O ideal é restringir aos que sempre lhe aprovam e investir neles. Afinal, leva-se muito tempo para enviar todo dia cada post para os agregadores. Além disso, é importante que você não dependa somente deles. Se seu site já tem mais de 1 ano e as visitas surgem apenas quando seus posts estão em agregadores, é hora de repensar sua estratégia de marketing. Falaremos sobre outras estratégias em breve, ok? Fiquem ligados!
E então? Curtiram nosso post? Comente sua experiência com agregadores com a gente!
0 comentários:
Postar um comentário