.

Participe da Comunidade

Premium WordPress Themes

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Redes sociais, seu site precisa delas?

Entenda se seu site ou blog realmente precisa estar nas redes sociais para não perder tempo à toa

Como já dei dicas em artigos como Redes sociais: entenda por que comprar seguidores é jogar dinheiro no lixo! e Entenda por que é importante criar o perfil do seu site!  qual seria o por quê dessa mudança de postura?
Embora muitos estudiosos da internet e do marketing possam achar que estou falando besteira, há muita coisa a ser analisada quando se pensa em criar um perfil do seu site em uma rede social. Pense, por exemplo, no…

Nicho do seu site
Afinal, sobre o que seu site fala? Digamos que seja sobre peças para caminhão. Será que seu público-alvo – caminhoneiros e donos de oficinas – passa tempo suficiente no Twitter e no Facebook que justifique a atuação nessas redes? Note que não há preconceito ou coisa do gênero nessa afirmação. Caminhoneiros trabalham o dia todo e mal descansam à noite. Será que não vale mais a pena um anúncio do seu site em um posto de gasolina, ou fazer um marketing mais direito em algumas oficinas? Temos que ter em mente que alguns nichos  não tem muito a ver com as redes sociais. Simples assim.

Tempo
Diz-se por aí que tempo é dinheiro. Pois em muitos casos ele é mesmo. Se você tem que usar o tempo em que poderia cuidar de outros aspectos de seus negócios para ficar atuando nas redes sociais, pode ter um problema e não perceber. Será que você não agregaria mais valor a seu negócio focando em outras atividades? Veja abaixo se isso tem a ver com seus…

Objetivos
Se você quer colocar seu site para interagir com perfis nas redes sociais, pense antes o que espera delas. Aumentar seu público? Consolidar sua marca? Propagandear produtos do seu site de vendas? É preciso ter um objetivo bem específico para saber se as redes sociais podem mesmo te ajudar.

Medição do resultados
Se você chegou à conclusão de que redes sociais podem lhe ajudar é importante medir os resultados para saber se seu objetivo está sendo alcançado ou não. Ferramentas como o Google Analytics, e as métricas do Twitter e Facebook já podem lhe dar muita informação de como está sua atuação nessas redes, se estão levando visitas de qualidade ao seu site, ou se pelo menos estão ajudando a consolidar sua marca pela internet.
Os pontos que eu queria levantar eram basicamente esses, caro leitor. Não pense que só porque o site de “fulano” se deu bem nas redes sociais que o seu também vai. Muitas vezes ele nem precisa estar lá, pois seu público-alvo também não está. Se você concorda, discorda ou tem algo a acrescentar, os comentários estão livres para discussão, ok?

0 comentários:

Postar um comentário