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terça-feira, 27 de março de 2012

Você tem um Blog? Então aprenda a se comunicar!!!


Aprender a se comunicar adequadamente é fundamental para quem pretende ter um blog de sucesso e realmente ganhar dinheiro com ele, e o principal para que isso aconteça é que seu blog deve estar sempre sendo atualizado com conteúdo de texto de qualidade. Isso acho que você já sabe, mas agora vamos analisar o que é este conteúdo.

Blog é comunicação!
Todo blog tem como base, comunicar algo para os leitores, normalmente através de textos sobre temas específicos (blogs de Nicho), como é o caso do meu o JL Digital, é um blog de nicho. Mas vamos ver em quantos níveis a comunicação acontece (ou deveria) em um blog, e o tamanho da importância de saber se comunicar bem.
Antes de começar a avaliar os modos pelos quais nos comunicamos no blog, vou já fazer uma primeira divisão, que é entre o que deve ser comunicação com o Google e comunicação com seus leitores!

Como se Comunicar com o Google?
Basicamente a comunicação com o Google se dá através de “keywords”, que devem ser trabalhadas em diversas áreas do blog, mas veja as principais:
Meta tags do blog: aqui você estará comunicando ao Google as principais palavras-chave do seu blog (atenção, aqui são as palavras-chave do blog como um todo!).
Tags dos posts: Funciona mais ou menos como a anterior, entretanto aqui as “keywords” são específicas do post em questão, devem ser bem focadas e contextualizadas com o conteúdo do artigo.
Títulos: Trabalhar bem os títulos também é muito importante, afinal é um dos principais critérios do Google, sendo assim, colocar a principal palavra-chave do artigo no título é uma ótima ideia (de preferência logo no início).
Claro que existem outras maneiras de melhorar consideravelmente sua comunicação com os buscadores, mas com apenas estas certamente você já estará caminhando em uma direção correta.

Como se comunicar com os leitores?
A primeira interação entre seu blog e o leitor normalmente acontece nos resultados do Google, então isso irá acontecer com o título do artigo e com a descrição do artigo (aquele pequeno resumo com 160 caracteres).
Então sabendo disso, agora é hora de passar a trabalhar melhor esta parte no blog, afinal é isto que chamará o leitor à fazer uma visita em seu blog. Tente ser bem objetivo e bem focado no tema do artigo, assim as chances de o leitor gostar do artigo serão muito maiores do que se ele for até o blog achando que vai encontrar algo e encontra alguma coisa diferente rsrs
Agora vamos para o artigo em si! No artigo devemos sempre buscar utilizar uma linguagem simples para que seja fácil para o leitor compreender o que estamos falando, portanto se for utilizar algum termo técnico ou sigla, explique do que se trata. Evite gírias, afinal muitas gírias são regionais, ou seja, faz muito sentido em seu estado ou cidade, mas talvez para seu leitor que é de longe fique sem sentido algum rsrsrsr
Este foi apenas um primeiro nível de interação, após isso temos um segundo nível, que é a área de comentários. Ali eu recomendo que você SEMPRE responda aos comentários, de assistência para seus leitores, tente esclarecer suas dúvidas da melhor maneira possível.
Dica: Lembre-se de que as palavras dos comentários também são indexadas pelo Google, assim quanto mais comentários um artigo receber, tanto melhor será para o blog.
Alguns leitores muitas vezes ao invés de deixar suas dúvidas na área de comentários acabam entrando em contato por e-mail, é interessante sempre responder aos e-mail, porém se estas perguntas forem feitas no blog é melhor, então encorajar o leitor a comentar o artigo é uma estratégia interessante!
Como você pode ver, blogar é comunicar, em vários níveis e em cada um destes níveis devemos utilizar a linguagem e estratégias mais adequadas para que o leitor se sinta bem com nosso blog, e principalmente, que o leitor tenha seu problema ou dúvida resolvidos!

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