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sábado, 3 de março de 2012

Como atrair o leitor ideal para seu blog?


Um dos maiores desafios ao criar um blog é descobrir o seu leitor ideal. A grande maioria dos blogueiros cria um grande dificuldade onde existe algo simples: eles imaginam que todo mundo vai ler seus blogs, o que é um problema, pois isso leva a pensar que todos os leitores fazem parte do seu público. Afinal, todo leitor é um cliente potencial, certo? Nem sempre!
Digamos que eu escrevi sobre adestramento de cães. Você pode gostar de cachorros e até achá-los bonitinhos. Mas, a menos que você se interesse em adestrá-los, minhas palavras não farão sentido para você. O mesmo é verdade para qualquer nicho de mercado. Apenas um seleto grupo de pessoas se preocupa realmente com o que você escreve.
Se você for pensar bem, pela quantidade de internautas, ninguém dá a mínima para o que você escreve. Mas isso é uma coisa muito boa! Você prefere ter 100 clientes fiéis que constantemente compartilham seus artigos e seu negócio porque amam o que você escreve? Ou prefere ter um milhão de leitores “sem rosto” que aparecem em seu site, leem o que você tem a dizer e notam que isso não lhes diz respeito?
Pense também. Você prefere leitores que visitem seu site porque é exatamente do seu conteúdo que eles gostam? Ou aquelas pessoas que visitam seu site e saem falando dos seus ínfimos erros de ortografia?
Talvez tenhamos muitas visitas diárias em nossos blogs, mas é realmente essas visitas que estão dando o retorno que queremos? São 100% das pessoas que clicam em anúncios AdSense ou de programas de afiliados? Ou são apenas 20% dos leitores? Muitas vezes diversificar para aumentar as visitas do site não significa ganhar mais dinheiro.

Como resolver esse problema?

Para ajudá-lo a resolver esse problema, você precisa descobrir exatamente qual é o seu publico alvo.
•    Anote as características das pessoas que compartilham seu conteúdo: são jovens, velhos, mal humorados, bem humorados, estão sempre online ou somente às vezes, etc. Se você mudar seu tipo de artigo, ele será compartilhado também?
•    Note quem são as pessoas que comentam em seu blog. Escrevem corretamente, têm coerência? Ou são pessoas mais simples que não escrevem 100% corretamente?
•    Veja quais são seus artigos mais visitados. Você escreve tutoriais, dicas, informativos, reviews? Note qual é o tipo de artigo mais bem aceito em seu nicho.
•    Preste atenção ao número de comentários. É possível que alguns artigos com menos visitas tenham uma participação maior, o que gera mais visitas a médio prazo.
•    Faça pesquisas em seu blog pedindo para que as pessoas respondam a um questionário com: idade, sexo, interesses, etc.
Com base nessas informações você saberá qual é o melhor artigo a ser escrito, qual é a faixa etária, o nível de escolaridade e quais são os interesses dessas pessoas. São esses leitores que o seu conteúdo deve atrair. São eles que clicarão em seus anúncios e acompanharão suas atualizações diariamente.
A lista pode ser tão longa quanto você desejar. O mais importante é entender que você pode escrever artigos que irão atrair menos pessoas, porém com um foco muito maior do que artigos de conteúdo geral.
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