.

Participe da Comunidade

Premium WordPress Themes

segunda-feira, 5 de março de 2012

Como escrever artigos inesquecíveis em seu Blog


Muitas vezes nós blogueiros escrevemos artigos sem pensar no que realmente vai virar a cabeça do nosso leitor e fazê-lo lembrar daquele artigo por um bom tempo. Acredito que todos acompanhem os melhores blogs nas áreas que desejam, mas um post ou outro fica sempre em destaque entre seus favoritos. Este é o artigo que chamamos de inesquecível. É por causa desse tipo de artigo que os leitores vão te seguir no Twitter, curtir sua página de fãs no Facebook, assinar sua Newsletter e acompanhar as atualizações através de Feed RSS.

Curiosamente, existem tipos de artigos que fazem os leitores se lembrarem de um blog enquanto que outros não fazem a mínima diferença. Descobri isso ao conversar com alguns seguidores do meu blog. E isso me abriu os olhos para uma nova maneira de escrever.

O que as pessoas não lembram sobre seu blog
Muitos blogueiros se concentram em criar posts didáticos, que ensinam a fazer algo, porém o que as pessoas se lembram é justamente o contrário. É muito raro alguém chegar e falar:
“Eu me lembro do artigo que o Rafael Moraes escreveu sobre Nuvem de Tags Animada para Blogger. Eu adorei!”
Os posts inesquecíveis para as pessoas são, em sua maioria, informativos. Pense no seu melhor artigo. Com certeza não foi o “10 melhores sites de downloads na internet” ou “Como criar um blog agora”, isso porque esse tipo de artigo está presente em 8 de cada 10 blogs. Porém um post informativo é único.

O que as pessoas lembram sobre seu blog
Os artigos que as pessoas mais lembram, em sua maioria, envolvem:
•    histórias
•    posts divertidos (humor, ou escrevendo em uma voz diferente)
•    mensagens emotivas
•    mensagens inspiradoras
•    opinião sincera
•    posts sobre as necessidades das pessoas
Os artigos informativos ajudam as pessoas no seu dia-a-dia, mas dentre eles as mensagens mais sinceras que envolvem emoção são aquelas que mais influenciam e causam impacto. Esse tipo de mensagem cria uma conexão entre o leitor e o blogueiro.

Quais mensagens você lembra?
Um artigo que me marcou bastante foi postado pelo Celso Lemes no Criar Sites no dia 26/08/2009, com o título: “Quanto você vale para o mercado de trabalho”. Nesse artigo o Celso passa um vídeo onde Jim Rohn fala que as pessoas não são pagas pelo seu tempo, mas sim pelo valor que oferecem ao mercado. A forma com que foi passada a mensagem e a realidade que eu vivia naquele momento me fizeram captar a mensagem.
E você, qual o seu tipo de post que mais faz seus leitores se lembrarem de seu blog? Que mensagens você se lembra de outros blogs e que marcaram de alguma maneira sua vida pessoal ou profissional?

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário e/ou divulgue nas redes sociais.

0 comentários:

Postar um comentário